Cartografia Poética do Centro de São Paulo
São Paulo a favor dos desaparecidos e contra o crime
Orlando Morando Júnior
Na vanguarda da segurança urbana, o Smart Sampa consolida-se como o maior sistema de monitoramento da América Latina. Por meio do olhar de câmeras inteligentes e do recurso de reconhecimento facial, a rede é capaz de identificar situações de violência e localizar foragidos da justiça, além de ser uma ferramenta crucial no resgate de desaparecidos. Com uma história ainda em construção, seus mais de 40 mil olhos eletrônicos já trouxeram inúmeros benefícios, tendo devolvido milhares de pessoas a seus lares.
O coração desse organismo digital bate na Central de Monitoramento, inaugurada em 4 de julho de 2024, sediada no edifício da Rua Quinze de Novembro, nº 268, no Centro Histórico de São Paulo. Funcionando 24 horas, a central é operada por cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, que daqui vigiam e zelam pela capital.
Nesta entrevista, quem nos apresenta os detalhes deste novíssimo equipamento são o Guarda-Civil André Moraes C. Ribeiro e o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando Junior.



