A igreja dos santos negros – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

José Nicolau Filho

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, um dos mais importantes templos religiosos do centro de São Paulo, foi inaugurada no Largo do Paissandu em 22 de abril de 1908. Contudo, sua história começa muito antes. A devoção a Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas da cidade, e já em 1721 uma pequena capela foi erguida na região da atual Praça João Mendes, servindo como ponto de encontro para pessoas escravizadas, que eram proibidas de frequentar as igrejas dos brancos.
Em 1737, um novo templo foi construído no local onde hoje está a Rua 15 de Novembro, permanecendo ali por quase 150 anos. Em 1872, no entanto, o presidente da província João Teodoro decidiu demolir casarões antigos e desapropriar o cemitério de escravos adjacente para a criação do Largo do Rosário. Foi só no início do século XX que a igreja, tal como a conhecemos hoje, foi finalmente edificada no Largo do Paissandu.
Nesta entrevista, José Nicolau Filho, cuidador da igreja, conduz o público por essa narrativa de resistência, fé e memória.